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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6048
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Título: | Desempenho escolar em Pernambuco: análise dos itens e das habilidades usando teoria clássica e TRI |
Autor(es): | Maria Santos, Lilian |
Palavras-chave: | TRI; Avaliação educacional; Desempenho escolar |
Data do documento: | 31-Jan-2008 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | Maria Santos, Lilian; Cristina Falcão Raposo, Maria. Desempenho escolar em Pernambuco: análise dos itens e das habilidades usando teoria clássica e TRI. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Estatística, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008. |
Abstract: | A partir da década de 80 a TRI (Teoria da Resposta ao Item) passou a ser tópico de pesquisa dominante entre os especialistas em medidas e sua aplicação se dá em diversas áreas do conhecimento, entre elas a educacional. Neste trabalho, o objetivo, além de apresentar um resumo da teoria existente de análise de itens de uma prova, bem como das estimativas das habilidades usando a TRI, apresenta o resultado da análise de dados do SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco) de 2005, das provas de Português e Matemática da 3a série do Ensino Médio de Pernambuco. Os resultados da análise dos dados revelam que em média, as habilidades em português e matemática são diferentes por sexo e por região de residência, e ainda que na prova realizada, foram identificados 38% dos itens de português e 80% dos itens de matemática como itens de elevado grau de dificuldade |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6048 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Estatística |
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